Nenhum Homem é Uma Ilha
Olá a todos! Desculpem-me pela demora do post semanal, mas tá aí! O texto que segue eu escrevi há uns sete anos, mais ou menos.
O homem não é uma ilha porque não pode viver sozinho. Na verdade nada é uma ilha. Tudo precisa de alguma coisa.
O homem não nasce se não tiver uma mulher para lhe dar à luz; não cresce se não tiver alguém para lhe criar; não evolui se não houver alguém para lhe ensinar.
Se um homem acha que não precisa de ninguém, se ele acha que é auto-suficiente, está completamente equivocado. Deveria saber que dependeu de, no mínimo, duas pessoas para nascer: pai e mãe. Fora os médicos e enfermeiros e tudo mais do hospital.
Nós fomos feitos para viver em comunidade, e não sozinhos. Se fosse para vivermos sozinhos, moraríamos cada um numa ponta do mundo e não formaríamos cidades, nações. Isso só comprova a necessidade que temos de conviver com o próximo. Apesar de, às vezes,almejarmos a solidão sabemos e temos plena consciência de que dependemos de muitos.
Todos sabemos que uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Mas a ilha não é uma porção de terra que fica flutuando no mar, ela tem uma ligação com o continente por baixo da água. Então, na verdade, nem mesmo a ilha é uma "ilha", porque se não fosse pela água, que a cerca por todos os lados, a ilha não seria mesmo uma ilha; ela não passaria de um monte, um barranco, uma pequena montanha.

<< Home