sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Conceito de Literatura, a missão

Sou da corrente de que a arte, basicamente, é a busca do esteticamente belo. Gosto desse conceito pois, além de muito parecer verdadeiro, engloba tendências artísticas diversas, como "a arte pela arte" e a arte engajada. Então, a literatura, sendo a arte da escrita, deve procurar o esteticamente belo no texto, independendo do tema. Um exemplo seria o seguinte: todos se perguntam o porquê da existência, o porquê de existirmos; como fazer literatura com isso?
Poder-se-ia escrever "ninguém sabe o porquê da existência", mas essa frase é bem pouco literária, feita com uma construção sintática banal, as palavras todas em seu uso cotidiano. Então, das duas uma: ou o autor não procurou o belo, ou o procurou, sendo infeliz em seu achado. O leitor que fique com sua opção. Procurando uma frase mais "literária", lembro de uma música de Caetano Veloso, em que ele canta "existirmos - a que será que se destina?". Note-se aí que o tema é o mesmo da frase anterior, mas a construção sintática muito mais bonita, evidenciado primeiro o fato de existirmos, para depois colocar um incerto "a que será"; é como se o eu-lírico, impressionado, constatasse: existimos!, e depois, incerto, abismado, como se fôssemos ferramentas, perguntasse a nossa destinação; pura beleza literária.
No fim, deixo ressalva: não é problema algum usar a linguagem e a sintática cotidianas, importando somente o efeito global das palavras no texto. A melhor literatura é aquela que combina forma a conteúdo. Ou alguém duvida da qualidade de uma frase do calibre de "E agora, José?"?

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Conceito de Literatura

Afinal: o que podemos definir como "Literatura"? Eis uma pergunta que, talvez, não seja tão fácil responder quanto parece à primeira vista... ao meu parecer, Literatura é aquele texto que gera um certo tipo de prazer a quem o lê; ou que gere um certo incômodo; ou algo desse modo. É por isso que eu prego a idéia de que livros de "Auto-Ajuda" não podem ser considerados como Literatura! Um verdadeiro texto literário tem que incomodar, te fazer pensar, entendeu? Ah! e escrever "difícil" não é parâmetro de boa Literatura também! Como um senhor declarou há algum tempo: "...se eu quisesse eu escreveria difícil, assim como o Joyce..." Para quem já o leu, sabe que a linguagem de Joyce não difícil: é complexa e densa, o que é totalmente diferente de difícil! Bem, acho que é mais ou menos isso...